voltar

Recebido em Beja com insultos e assobios

À porta do templo era aguardado por várias pessoas, entre as quais vimos os priores da Vidigueira, S. Thiago do Cacém, Odemira.

Jornal Correio da Manhã, 1992
Jornal Correio da Manhã, 1992
Arquivo Histórico CODC

(Jornal Correio da Manhã, 7-2-1922)

Beja, 5 – Para receber o nosso bispo d´esta diocese D. José do Patrocínio Dias, antigo chefe dos capellães militares em França, constituiu-se uma commissão composta dos srs. Caetano José Ferreira, Visconde de Estoy, Manuel Guerreiro Paulo Abrantes, José Sequeira Manso Gomes Tabua e António Adriano da Rosa.

Esta comissão convidou todos os organismos de Beja a assistirem á entrada solemne do novo bispo, facto que bastante exasperou a Juventude Sindicalista, União dos Sindicatos Operarios e outras colectividades que se dizem avançadas, tendo apparecido, collocados nas paredes, vários manifestos contra a vinda do sr. D. José Dias, nos quaes se convidava também o povo a ir a Santo André esperar o prelado para lhe manifestar o seu desagrado.
De manhã cedo, quando o governador do bispado procurava abrir a porta da Igreja de S. Thiago, verificou com espanto que a fechadura estava cravejada de pregos pelo que teve de a mandar arrombar.
A´ hora annunciada reuniram-se n ´aquella praça algumas centenas de pessoas com duas bandeiras, pondo-se a caminho de Santo André.

Quando avistaram o automóvel que conduzia o prelado e o seu secretario, conego Araujo, irromperam as manifestações hostis, em meio das quais sobresahiam gritos de “morra a reacção” de mistura com assobios e insultos. O carro foi seguido até á egreja de S. Thiago.

A porta do templo era o sr. D. José do Patrocínio Dias aguardado pela commissão acima referida e outras pessoas de representação, entre as quais vimos os priores da Vidigueira, S. Thiago do Cacém, Odemira, Serpa, Moura, Beja, Castro Verde e Aljustrel.

Feitas as apresentações pelo governador do bispado cónego rev. João Eduardo Marques, o novo bispo foi devidamente paramentado, recebendo o incenso e o hyssope.
Formou-se em seguida a procissão até ao altar do Santíssimo, seguindo o sr. D. José do Patrocínio Dias sob o palio e rodeado pelo clero diocesano. N´esse altar fez o prelado uma oração, depois do que se sentou na cadeira episcopal. O governador do bispado fez, então, uma breve allocução, elogiando a nova auctoridade ecclesiastica e garantindo-lhe, em nome do clero da diocese, a mais completa obediência. O seminarista sr. José Delgado Pires, que representava o seminário de Beja, elogiou depois o novo prelado, tecendo o mais rasgado elogio á sua acção como padre, especialmente no C. E. P.
O sr. D. José do Patrocínio foi em seguida, para o altar-mór, onde recitou a antifona e depois a oração do ritual...

Artigos Relacionados
Ver Todos
Congregação das Oblatas do Divino Coração
Política de Privacidade
Ao clicar em "Aceitar", está a concordar com a utilização de cookies no website. Saiba mais na nossa Política de Privacidade.