voltar

Petrónio teológico

Frequenta com brilho a Faculdade de Teologia. Cara redonda e sobre o lábio um cuidado bigode […] joga às cartas com pericia.

José do Patrocínio Dias, estudante de Teologia, 1906
José do Patrocínio Dias, estudante de Teologia, 1906
Arquivo Histórico CODC

(Herlander Ribeiro, Cartas de uma Tricana, Coimbra de 1903-1908, pg. 15-16)

“Frequenta com brilho a Faculdade de Teologia; cara redonda e sobre o lábio um cuidado bigode […] joga às cartas com pericia. Não parece ter vocação para padre: é profano no apurado traje, os seus coletes são os melhores que o Nazareth da Calçada, vende […] é um companheiro encantador: olhos rasgados, voz de barítono, canta o fado á maravilha e tem namoros na alta, na baixa e até para as bandas de Santa Clara […] Traz sempre os dias lectivos bem contados, vai á missa ao Colégio Novo […] Fuma superior e adora um charuto Reinita […] traz da terra varios presuntos, que come durante o ano lectivo, salvo em dias de jejum […] tem a [mania] das correntes de relógio; veste bem, muito limpo e engraxado, barba feita e bem penteado. Cursa teologia mais por conveniência do que por vocação”

Artigos Relacionados
Ver Todos
Congregação das Oblatas do Divino Coração
Política de Privacidade
Ao clicar em "Aceitar", está a concordar com a utilização de cookies no website. Saiba mais na nossa Política de Privacidade.