voltar

Um santo na terra

Foi este o título que a revista brasileira que se publica em S. Paulo “Raízes Lusíadas” incluiu na sua página 7, no passado mês.

D. José do Patrocínio Dias
D. José do Patrocínio Dias
Arquivo Histórico CODC

“D. José do Patrocínio Dias. Um Bispo em Beja. Um santo na terra", (in Jornal do Sul, 12 de Dezembro de 1984.)

1884-1984 – Mensageiro do Envagelho: D. José do Patrocínio Dias

“Uma das figuras eclesiásticas que mais tem sido reverenciada após a sua passagem pela terra, é com todas as excelsas virtudes que lhe são atribuídas em vida, D. José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja durante 43 anos e cujo centenário do nascimento foi comemorado em Portugal.

Nascido a 23 de Julho de 1884, D. José do Patrocínio Dias, durante o seu bispado em Beja, cativou a todos com a simplicidade, humildade e magnanimidade que lhe eram peculiares, infundindo a fé, cada vez maior, que cada qual deveria fazer crescer em si, a fim de que os problemas do quotidiano fossem minorados, sempre na esperança de um mundo melhor. Restaurou totalmente a sua Diocese e como Caminheiro da Virgem por quem sentia verdadeira veneração, visitava, assiduamente, os Santuários Marianos desde Moura a Odemira, de Serpa a Sines e Grândola. O centenário do seu nascimento foi assinalado com uma celebração de 12 sacerdotes, presidida por D. Manuel Falcão, seu sucessor.

Irmão devotado dos seus irmãos em fé – costumava repetir a um deles ‘Gostava que o Senhor fosse tão meu amigo como eu sou seu’ – D. José do Patrocínio Dias, que os portugueses querem canonizar, tem sido depois do seu falecimento, protector de muitos fiéis no atendimento a inúmeros pedidos que lhe foram feitos.

Falecido há 19 anos atrás, seu túmulo está sempre coberto de flores como pagamento das graças recebidas e quase que diariamente são rezadas missas em seu louvor, também como acção de graças.

Como epígrafe, D. José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja, tem a assinalar a sua passagem pela terra. “Autentico Mensageiro do Evangelho, Fervoroso Peregrino da Virgem e Grande Apóstolo da Caridade”.

Artigos Relacionados
Ver Todos
Congregação das Oblatas do Divino Coração
Política de Privacidade
Ao clicar em "Aceitar", está a concordar com a utilização de cookies no website. Saiba mais na nossa Política de Privacidade.